terça-feira, 29 de junho de 2010

Taleigo/"Talêgos"


Estou a fazer taleigos e porta-sacos para oferecer. Taleigos são sacos feitos de retalhos, que no Alentejo os trabalhadores do campo utilizavam para levar as suas merendas e era onde se guardava o pão em casa! Até vir viver para Lisboa, sempre os conheci com a pronúncia alentejana "Talêgos".
Podem ter variadíssimos e tamanhos e utilidades. Na minha opinião, quanto maior for a diversidade de tecidos e cores, mais bonitos e originais se tornam.




Esta foto é o esboço de um novo projecto de patchwork, ainda não sei o que irá sair daqui, se uma pequena manta ou uma almofada, depois decido.

E claro, irei mostrar os resultados destes projectos todos. haja tempo...

5 comentários:

  1. eu quero um.... :) olha tas interessada em vender? uma amiga minha abriu uma loja há pouco tempo no bairro alto e aceita coisas de pessoas que fazem coisas (tipo talegos) para vender na loja... se estiveres interessada diz... mas de qualquer maneira eu quero um talego

    ResponderEliminar
  2. Pois é os talêgos, eu tenho na minha casa onde guardo o pão quando acaba de cozer. Sim porque eu faço o meu pão em casa....
    Axo que que o teus são muito giros e originais.
    Cláudia

    ResponderEliminar
  3. A minha avó é que fazia muitos talegos destes, ainda herdei uns. Parabéns pela ideia e criatividade, Alexandra.
    Francisca

    ResponderEliminar
  4. São bonitos os "talêgos". Confesso que não conhecia essa palavra nem para que servia. As coisas que aprendo contigo... Força nisso!

    ResponderEliminar
  5. Pois para mim não consigo habituar-me a outra forma de os chamar senão talegos porque só esse nome me soa familiar.

    ResponderEliminar